Por Airton Siqueira, vereador pelo PRP 

O descaso da Administração Municipal, em não atender as recomendações de segurança de voos, apontadas pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - (SERIPA VII) e pelo Departamento de Segurança da Petrobras, pode decretar, mais uma vez, o fechamento do nosso aeroporto, colocando em risco os empregos de centenas de carauarienses, que prestam serviço no Porto Urucu, bem como, prejudicando toda população, que não disporá desse imprescindível meio de transporte. O risco de fechamento é grande, recentemente estiveram no Município Técnicos de Segurança do SERIPA VII, cansados da embromação do Prefeito, pediram dele, mais ação e pouca conversa, o recado foi curto e grosso, devendo ser entendido como um ultimato, ou o Prefeito resolve os problemas de segurança do aeroporto ou o SERIPA do Amazonas pede o seu fechamento, o Município recebeu, também, os técnicos de segurança da Petrobrás, vieram com o mesmo objetivo, cobrar do Prefeito urgência na solução dos problemas de segurança do aeroporto. Na ocasião, os técnicos da Petrobrás, concederam prazo de 10 (dez) dias, para que o Prefeito, desse início a regularização das pendências, o prazo terminou quinta-feira, dia 21/05/2015. As pendências, não são bicho de 7 cabeças, se não vejamos: Primeiro: O maior problema são as passagens abertas no muro do aeroporto, feita pelos moradores da vizinhança que rebentam o muro e passam a utilizar o aeroporto como uma via pública, a porteira escancaradas permite, ainda, a entrada de animais domésticos, os donos de boi de carroça, colocam seus animais para pastarem as margens da pista, crianças e adolescentes passam a utilizar o aeroporto como área de lazer; Segundo: Desde o último fechamento do aeroporto, a Prefeitura deveria instalar o sistema de comunicações do aeroporto via rádio, mas até hoje, esse rádio não foi instalado; Terceiro: É de responsabilidade da Prefeitura manter dois Agentes de Segurança de Voos, pessoas devidamente treinadas, portando detector de metais portáteis, para revista no embarque dos passageiros e suas bagagens de mãos, pelas normas, tem que ser: Uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino, o aeroporto não tem nenhum Agente de Segurança, apenas a MAP vem cumprindo a exigência, mas de forma irregular, porque esse serviço, é para ser executado por funcionários do aeroporto e não por empregados das empresas aéreas, mas como diz o ditado, quem não tem cachorro, caça com gato, a MAP para não cortar os voos de Carauari, utiliza-se do jeitinho brasileiro. Quarto: A equipe de combate a incêndio, segundo as exigências do SERIPA, para um aeroporto do porte de Carauari é de 12 pessoas, mas a equipe atual, só conta com três, 1/4 do efetivo exigido, esse número no passado foi muito maior. Quinto: As pessoas que cuidam do aeroporto, são profissionais responsáveis, dedicados, treinados e experientes, mas estão trabalhando sem as mínimas condições de trabalho, o aeroporto precisa no mínimo de 2 (dois) vigias, para impedir o acesso de pessoas e animais, depredação do muro, corte da cerca de arame farpado e não permitir que joguem lixo para dentro da área do aeroporto, só que o Prefeito tem que pagar os vigias, os dois que vigiavam o aeroporto, abandonaram o emprego, porque estavam a 8 (oito) meses sem receber, esse povo de Carauari é forte, aguentar trabalhar 8 (oito) meses sem receber, Eu só teria aguentando no máximo 2 (dois) meses. Como disse, as falhas de segurança, não são bicho de 7 (sete) cabeças, acontece que o nosso Prefeito, em dado momento ele é um Cigano - só pede, em outro, ele é um Vigário – só recebe, mas nunca que ser PAGÃO – não quer gastar o dinheiro da Prefeitura, com os serviços essenciais do município, por isso, nosso povo está, na lama, no mato, no buraco, na escuridão, sem água, sem merenda nas escolas. O Prefeito não pode se queixar de dinheiro, em 2014 ele elaborou seu Orçamento em 40 milhões, recebeu 51 milhões, 11 milhões a mais, portanto, sobrou muito dinheiro, em 2015 não será diferente. Vamos lá Prefeito, como disse os técnicos do SERIPA, menos conversa, menos enrolação e mais ação, o SERIPA é um departamento de segurança de voos, não com competência para fechar aeroportos, mas para elaborar relatórios e, sugerir aos órgãos competentes o seu fechamento, portanto, os relatórios do SERIPA, são fundamentais nas tomadas de tais decisões. Diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria, o aeroporto de Coari já fechou, por motivos semelhantes aos de Carauari, então, não há porque duvidarmos que, o nosso não venha ser fechado, o transporte aéreo para nossa cidade, não é luxo é necessidade, somos totalmente dependentes do transporte aéreo, seja, pelos empregos no Porto Urucu, seja, pela necessidade das empresas e da população, que necessitam de um transporte ágil, dado o nosso isolamento da Capital e demais Cidades da Região.

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